Partilhe esta Página

Mas como posso ir rever minha cidade
se nas ruas da saudade meus amores não verei?.
Se lá no alto, na casinha tão branquinha,
não está minha mãezinha, pois sem ela já fiquei.

"GERSON COUTINHO DA SILVA"



INEZITA E O VIOLA MINHA VIOLA

INEZITA E O VIOLA MINHA VIOLA

                                               Com o objetivo de mostrar a cultura regional e rural do país, o Viola, Minha Viola é o mais antigo dos programas sertanejos no ar atualmente. Na casa dos 31 esta com  Com 30 anos de transmissão ininterrupta. É apresentado pela cantora e folclorista Inezita Barroso, 83 anos, que fez do palco do Teatro Franco Zampari um altar da tradicional música de raiz. Ignez Magdalena Aranha de Lima, seu nome de batismo, nasceu no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, Inezita tem um coração caipira, recheado de amor pelas tradições populares. E sai Brasil afora buscando novidades no Gênro o qual é fiel e não abre mão disso.

                                               O Vasto arquivo em vídeo e áudio de toda programação  está sendo segundo fontes da fundação Padre anchieta digitalizado e utilizado em homenagens aos compositores e intérpretes que fizeram a história do gênero. A TV Cultura guarda, em diferentes formatos, mais de mil edições do Viola, Minha Viola. A plateia que acompanha as gravações é extremamente fiel. Apreciador da música caipira, o público brinda o programa com uma das maiores audiências da emissora tanto do auditório como em suas salas em todo territorio nacional logo após as missas dominicais em cadira cativa em casa acompanhado de café e bolo.

                                               Com quadros que prestigiam os artista normalmente com até o máximo de três canções, o programa brinda o ouvinte com variedade e traços de todo o país desde Gaúcho da fronteira, Riograndense  do Sul do país  até indo pro lado de dominguinhos lá do Nordeste, passando pelo recheio de Goiás Minas, Paraná e todos os estados, ou sweja do Oiapoque ao chui, mostrando a regionalidade sem tirar o jeito caboclo de ser e dando vez e voz a viola caipira à sanfona e ao violão,

                                              Acostumado a sentir a musicalidade o brasileiro dá mostras que o programa identifica-se com ele que pode ter até outras preferências mas no geral  é o dono da audiência dos domingos batendo de frente com qualquer outro no horário e após três décadas mostrou que chegou para alcançar os cinquenta anos de vitrine ininterrúpta, tendo desfilado por seus palcos, Tonico e Tinoco,Tião Carreiro e Pardinho, O Poetá Goiá.  Silveira e Silveirinha, Alvarenga e Ranchinho, Rolando Boldrin, Gilberto e Gilmar, Leo Canhoto e Robertinho, Chitaozinho e Xororó, Craveiro e Cravinho, Lorenço e Lorival, Irmãs barbosa, Milionário e José Rico,Mato grosso e Matias As Galvão, Pena Brancae Xavantinho, Cesar e Paulinho, chico Rey e Paraná Pirigoso, Chico Lobo, Pereira da Viola e varios outros artistas famosos que deixo de mencionar pela vasta lista que é e nunca deixa de lados os novos talentos com qualidade impares. Assim Sentimos a alegria do programa e viva  Inezita barroso e o viola minha viola, viva a fundação Padre anchieta e a cultura brasileira.

.