Partilhe esta Página

Mas como posso ir rever minha cidade
se nas ruas da saudade meus amores não verei?.
Se lá no alto, na casinha tão branquinha,
não está minha mãezinha, pois sem ela já fiquei.

"GERSON COUTINHO DA SILVA"



O TRIO PARADA DURA

O TRIO PARADA DURA

                               Minas Gerais conheceu a música sertaneja sobre mais  uma vertente diferente dos outros estilos a partir da década de 70, quando surgiram duplas como: Gino e Geno, Criolo e Seresteiro, Solevante e Soleny, Delmir e Delmont, mostrando a faceta mais comum da terra do povo que fala uai, com destaque único para o estilo sem misturar nem dever a nada a outros gêneros. Embora em outras épocas, Silveira e Silveirinha, mineiros de UBERABA mas com carreira feita no Estado de Goiás já tivessem um estilo um pouco diferente e ainda  Tião carreiro que se tornando o "Rei do pagode," patenteou um estilo que na minha opinião (em que pese ele ter nascido em Monte Azul)  perto de Montes Claros tem a cara do Estado de SÃO PAULO, pois da terra da garoa saiu o embrião do pagode (VIA TEDDY VIEIRA, CAPITÃO FURTADO E LORIVAL DOS SANTOS mais o MOACIR DOS SANTOS.) o sucesso  rodando o Brasil veio parar em MINAS GERAIS, no giro da roda e não no eixo.
                              E no eixo o TRIO PARADA DURA  se fez em MINAS GERAIS, rodou o BRASIL domiciliado nas ALTEROSAS (BH) e  também foi a SÃO PAULO tomar a benção no santuário da música sertaneja. que devemos agradecer pela importante contribuição daquele estado que merecidamente é o que mais dedica seu espaço cultural ao gênero.
                             Durante cerca de 30 anos o TRIO  existiu com mudanças na formação  mas firme nas paradas. Inicialmente foi feito um LP com GINO  E GENO E MANGABINHA, depois o TRIO COM DELMIR E DELMONT e MANGABINHA,  e por outros lados CREONE E BARRERITO cantavam chegando a lançar dois LPs, feitos de forma quase artezanal mas com qualidades próprias de quem tinha tino para a coisa. Em 1985 estoura nas paradas, do LP PERDÃO SENHOR  a música AS ANDORINHAS,  que passou a ser a partir dai o carro chefe do Trio. e ficou famosa do OIAPOQUE AO CHUÍ.

                        DISCOGRAFIA


        1973 DELMIR DELMONT E MANGABINHA
        1974 CREONE E BARRITO A DUPLA QUE CANTA BONITO
        1975 CREONE E BARRERITO A  DUPLA QUE CANTA BONITO
        1976 Lançam  O LP MINEIRO NÃO PERDE TREM
        1977 CASA DA AVENIDA
        1978 O HOMEM DE PEDRA
        1978  CRUZ PESADA
        1979  BECO SEM SAÍDA 
        1980  BLUSA VERMELHA
        1981 ÚLTIMO ADEUS
        1982 O TRIO ACIDENTA-SE COM UM AVIÃO (não grava)
        1983 LUZ DA MINHA VIDA
        1983 ALTO ASTRAL      (telefone mudo)
        1984 BARCO DE PAPEL (o doutor e a empregada)
        1985 PERDÃO SENHOR    (as andorinhas)
        1987 ASTRO REI. paralelo o BARREITO entra na carreira solo
        OBS:  apresento aos amantes do gênero apenas uma biografia parcial. As datas devem ser verificadas em outras fontes uma vez que em caso de reedição as gravadoras sublimam a fidelidade. A informação é apenas para se for o caso de ter uma referência do ano, devendo a precisão ser  pesquisada em mais de uma fonte.
                              O TRIO PARADA DURA. mostrou que veio para ficar e o reconhecimento do povo lhe conferiu dez DISCOS DE OURO e três de PLATINA, levando ao homem comum da cidade e do campo desde músicas irreverentes até músicas de forte apelo popular, uma receita de sucesso que  ainda tinha a identidade de cada ouvinte em suas composições conforme o caso  caprichadas por RONALDO ADRIANO. e compositores contratados especialmente para essa

finalidade.
                             A partir de 1988 O TRIO  se separou e passou á terceira  formação com a substituição do BARRERITO (que seguiu a carreira solo,1987 com sucesso até o seu falecimento, tendo antes sido integrante do TRIO ALTO ASTRAL EM 1998). entrando em seu lugar o  PARRERITO, e cantando até 1992, sendo feita uma nova adequação que está nos moldes atuais, mantendo sempre a formação de trio.

                          ANEXO: no domingo 16 de dezembro 2008 o trio apresentou sua nova formação. Leone, ronei e Mangabinha.

             ANEXO II   em 2009. Nova formação do trio Parada Dura separou o conjunto em dois e agora são de um lado o Trio parada dura com  mangabinha e outros dois e A BANDA PARADA DURA com creone Parrerito e um sanfoneiro bom para a cultura que mantem a mesma vertente em dose dupla.